FacebookPixel
Resultados - Opinião - Informação
Últimas notícias
Resultados - Opinião - Informação
Voltar \ é-ti-ca

é-ti-ca

08 fev 2017
é-ti-ca
Informação
E a Ética? Se estivermos atentos à comunicação das grandes empresas verificamos: As empresas apresentam-se como o bastião dos valores e princípios de vida; As empresas apresentam-se com as novas famílias; As empresas apresentam-se como os novos evangelizadores. A maioria destas empresas procura ter uma imagem pública ética o suficiente para que os indicadores de performance não sejam ameaçados. E se a Ética fosse um indicador de performance? E se fosse o mais importante indicador de

latim ethica, -ae) substantivo feminino
1. Parte da Filosofia que estuda os  fundamentos da moral.
2. Conjunto de regras de conduta.
"ética", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

As empresas são, assim se espera, máquinas orientadas para o lucro ilimitado. O pressuposto vigente é que se a gestão tomar outro caminho que não seja o do lucro ilimitado a máquina não terá saude: ficará doente, mirrada ou terá um destino fatal. E é contra a lógica dizer que é mentira!

Para manter a saúde da empresa, os seus donos e gestores têm de a medir. Como dizia alguém: " o que não é medido não pode ser gerido!". E assim se criam múltiplos indicadores de performance: contactos, conversões, referências, satisfação, lealdade, recrutamento, retenção. Sempre na procura de ser o maior, com mais facturação, maior quota de mercado, mais lucros e aumentar o valor da empresa. E está tudo certo.

E a Ética?

Se estivermos atentos à comunicação das grandes empresas verificamos:
  1. As empresas apresentam-se como o bastião dos valores e princípios de vida;
  2. As empresas apresentam-se com as novas famílias;
  3. As empresas apresentam-se como os novos evangelizadores.
A maioria destas empresas procura ter uma imagem pública ética o suficiente para que os indicadores de performance não sejam ameaçados.

E se a Ética fosse um indicador de performance? E se fosse o mais importante indicador de performance?

Mesmo com o peso filosófico que a simples palavra carrega, talvez todos os famosos kpi's (principais indicadores de performance ) serviriam para tratar os colaboradores de uma forma mais justa e os clientes de uma forma mais transparente. É um indicador subjetivo e de quantificação altamente desafiante e talvez, seja a Ética o melhor dos kpi´s: um caminho para que se possa fazer todos os dias algo que nos deixe orgulhosos e inspire os outros.

Na Homebook, procuramos seguir este caminho :)

(A Homebook é a primeira mediadora imobiliária a pagar aos seus consultores pela qualidade do serviço).

Veja Também